sexta-feira, 25 de junho de 2010

MEU PAI, O HOMEM
Ninguém seria mais bondoso e mais justo do que VALDININO ao dar aos outros o que lhes era devido. Ele era grande demais para ser invejoso, ciumento ou vaidoso.Mas ele tinha tanto um ódio mortal pela falsa granfeza e pretensa fama de arrogante incapacidade e vulgaridade como por qualquer espécie de engano ou pretexto.
De todos os grandes, pequenos e médios homens que eu conheci, VALDIVINO é um dos poucos que era insento de vaidade.Ele era grande demais e forte demais para ser vaidoso, bem como orgulhoso demais. Ele nunca assumiu uma atitude, ele era sempre ele mesmo. Ele era incapaz como uma criança de usar uma máscara ou de fingir. Enquanto razões socias ou políticas não tornassem indesejável, ele sempre se expressava livremente e sem nenhuma reserva e seu rosto era o espelho de seu coração. E quando as circustâncias exigiam moderação ele mostrava uma espécie de embaraço infantil que muitas vezes devertiu seus amigos.
Ninguém seria mais sincero do que VALDIVINO -ele era a sinceridade encarnada. Bastava olhar para ele e sabia-se com quem se haveria de lidar. Em nossa sociedade "civilizada", com seu estado perpétuo de guerra, não se pode sempre dizer a verdade pois seria fazer o jogo do inimigo ou arriscar ser enviado ao ostracismo. Mas mesmo que seja muitas vezes desaconselhável falar a verdade, não é sempre necessário dizer uma inverdade. Eu não devo sempre dizer o que penso ou sinto, mas isto não significa que eu deva dizer o que não eu não sinto ou penso. A primeira é sabedoria, a última é hipocresia. VALDIVINO nunca foi hipócrita. Ele era absolutamente incapaz disso, exatamente igual a uma criança ingênua. De fato, quando ele estava no que geralmente se determina de sociedade, onde todas as coisas são julgadas pela aparência e se deve fazer violência aos sentimentos próprios, meu PAI era como um menino grande e ele podia ficar embaraçado ou vermelho como uma criança.

À VINO (IN MEMORIAM 8-8-1938/ 20-5-1994)
TODOS OS QUE ASSIM CARINHOSAMENTE O CHAMAVAM, ESTÃO SAUDOSOS DE SUA BONDADE E GENEROSIDADE. ESTE SEU FILHO NÃO POSSUI TANTAS VIRTUDES MAS TENTA HOMENAGEÁ-LO SEMPRE, BUSCANDO AGIR PAUTADO PELA JUSTIÇA, POSTURA QUE TANTO O AGRADAVA. TE AMO PARA SEMPRE, O MAIOR AMOR DA MINHA VIDA, É, E SEMPRE VAI SER VOCÊ PAI.O MAIOR ORGULHO DA MINHA VIDA É O FATO DE TER O SENHOR COMO PAI.
NEY gonçalves